terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dinâmicas Evangélicas para casais

As dinâmicas evangélicas para casais e grupos, assim como os quebra gelo evangélicos e brincadeiras evangélicas são excelentes instrumentos que, se utilizados corretamente, facilitaram o entendimento entre os cônjuges e o entendimento a respeito da palavra de Deus em relação ao casamento e a qualquer outro tipo de situação que se queira exemplificar.
Seguem abaixo algumas sugestões de dinâmicas evangélicas para casais, grupos de jovens, crianças, mulheres, células e muito mais.

inâmicas evangélicas para casais:

MATERIAL: Meia folha de papel e caneta.
OBJETIVO: Quebra-gelo. Melhorar o conhecimento entre o casal e do grupo.
DINÂMICAS EVANGÉLICAS PARA CASAIS – DESENVOLVIMENTO: Fazer um teste para saber o quanto o casal se conhece. Eles não podem ver as respostas um do outro, por isso devem se separar no mínimo 2 metros. Cada um escreve o que lhe for pedido em relação ao seu cônjuge, aquilo que é característico dele ou dela, que o identifica. Porém tem que ser rápido, escrevendo a primeira palavra que lhe vier à mente. Pode-se estabelecer um tempo curto, por volta de 10 segundos, para escrever cada palavra. Numere a folha de 1 a 7. Cada um escreve o que acha que seu cônjuge responderia:
1- Comida
2- Lugar
3- Lazer
4- Medo
5- Paixão
6- Irritação
7- Especial
– Chamar 5 casais voluntários para apresentar suas respostas (esta quantidade pode variar conforme o tempo disponível).
– Primeiro a mulher diz sobre si mesma qual teria sido sua resposta ao 1º item e o marido diz o que escreveu sobre ela, e assim a cada item. A cada acerto ele faz um ponto. Depois troca.
– Somar os pontos de cada um para saber quem conhece melhor o outro.
– Opcional: Somar a pontuação total do casal e dar um brinde aos de maior pontuação.
AVALIAÇÃO:
– Pedir aos demais casais que se juntem novamente e dar alguns minutos para avaliarem as respostas um do outro.
Perguntar:
– Há alguém que não acertou nada?
– Há alguém que acertou tudo?
– Alguém se surpreendeu com as respostas do cônjuge e quer comentar?
Após uma dinâmica como esta é importante que a ministração fale acerca da comunicação entre o casal e o quanto isso pode influenciar o relacionamento tanto para o bem como para o mal.
02. Dinâmicas evangélicas para casais
O mesmo princípio explicado acima pode ser usado, mas fazendo-se perguntas diferentes e cada cônjuge dá uma nota ao outro, sempre de 0 a 10, conforme a pergunta apresentada, exemplo:
– De 0 a 10 o quanto seu marido/esposa te ajuda em suas dificuldades pessoais?
– O quanto você se sente protegido (a) por seu cônjuge?
– Ele (a) te ouve?
– Ele (a) dá valor a sua opinião?
– Ele (a) te respeita?
– Percebe quando está magoado(a)/chateado (a) com alguma coisa?
– O quanto você ama o seu cônjuge?
Outras perguntas podem ser criadas de acordo com a maturidade e a situação de cada casal, para que outros temas possam ser abordados na ministração.
04. Dinâmica evangélica para grupos (mulheres, homens, jovens e crianças)
Material: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de churrasco)
Utilidade pastoral: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar resistência às pessoas.1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que fará facilmente).2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco mais difícil).3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
05.Dinâmica evangélica para grupos (mulheres, homens, jovens e crianças)
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em nossas vidas.Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.
Descrição: Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa. Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós? Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu.
Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ? Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada. Iluminação Bíblica: Is 40:8 ; Mt 7:24 ; 2Tm 3:16.
Gostou das dinâmicas evangélicas que inserimos aqui? Quer receber mais ideias e sugestões de dinâmicas em seu email? É fácil e rápido, basta preencher o cadastro abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário