quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

PAPEL DO HOMEM COMO MARIDO
Como um excelente marido o homem cristão deve desempenhar seu papel conforme a instrução bíblica,fazendo assim terá sucesso na vida familiar,espiritual e material;pois a obediência agrada ao Senhor.
*SER CABEÇA COMO CRISTO - Efésios 5:23,25.
Certamente essa é a tarefa mais difícil de ser cumprida pelo marido cristão, pois ser comparado a Cristo requer de nós muita responsabilidade. Ser cabeça da esposa como Cristo é da igreja significa ser o líder do lar como Cristo é da igreja, e Ele se sacrificou pela igreja demonstrando sua justiça e amor. É Preciso exercer um tipo de liderança que tenha como base o amor e a justiça de Deus, ainda que seja necessário algum sacrifício. O marido deve cuidar de sua esposa como Cristo cuida da igreja, suprindo suas necessidades, provendo o que ela necessita, deseja e gosta. Os maridos, devem desenvolver esse tipo de amor que Cristo tem por sua igreja, o amor ágape, incondicional, ativo, que se auto-sacrifica quando necessário. Certamente são incapazes de atingir o nível que o Senhor Jesus atingiu em sua perfeição, mas devem amar sua esposa desse modo, tão elevado, e oportunidades não faltarão. Uma relação no amor assim só pode ser desenvolvida com o passar do tempo, no cotidiano, na vida prática e não só de palavras, pois o amor de Cristo é um amor prático, verdadeiro. O que adianta dizer “eu te amo” e não demonstrar isso na prática?
*VIDA SEXUAL FRUTÍFERA - Gênesis 2:23,24; Pv 5:18; Ec 9:9; Mc 10:8.
Ter uma esposa é uma dádiva, é alcançar a benevolência de Deus (Pv 18:22). Adão ficou feliz quando viu Eva “esta afinal...”. Uma só carne significa a união física do casal, mas não é só isso, representa a união no lar a partir do casal, e o marido precisa desempenhar seu papel de líder cristão para que essa união se realize de um modo real. Existem casais que vivem uma desunião total, e acredito que na maioria dos casos essa desunião tem origem na cama, ou seja, numa vida sexual infrutífera. Quando não há satisfação de ambas as partes, surgirá um sentimento muito forte de frustração, desamor. O marido cristão deve encarar como sua obrigação, e uma fonte de prazer, fazer sua esposa feliz, inclusive na questão sexual, e não apenas pensar em si mesmo, como quem "exige seus direitos" egoisticamente, e pasme, isso existe! Sabemos que o homem é diferente da mulher em seus sentimentos e emoções, a mulher gosta de receber carinho e ouvir palavras de amor, enquanto que os homens por natureza são mais diretos, objetivos, às vezes parecem  até meio insensíveis. O marido deve trabalhar um ambiente familiar que propicie o amor, e isso não é feito minutos antes, mas deve ser criado no transcorrer do (s) dia (s). É preciso tomar cuidado para não se confundir sexo com amor, são duas coisas distintas que se complementam no casamento. É como um jardim que cuidamos, regamos, adubamos, retiramos as ervas daninhas, para que possa florescer e tornar-se um lugar agradável e prazeroso. O marido deve ser cavalheiro, educado, bondoso para com sua esposa, isso é demonstração de amor (1 Pe 3:7). Assim o casamento será renovado e solidificado através de um relacionamento verdadeiro, como janelas que são abertas para trocar o ar da casa depois de um período fechada. Essa esposa jamais se sentirá um "objeto", se sentirá amada, valorizada por seu esposo. E esse esposo não se sentirá desvalorizado ou incapaz, mas será feliz por ter realizado plenamente seu papel.
Deus abençoe seu casamento!
ADRIANA RODRIGUES VITORINO

0 comentários:

Postar um comentário