sábado, 12 de setembro de 2015

PONTES QUE APROXIMAM
A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos. Provérbios 2.20
Milhares de séculos atrás, os primitivos colocavam pedras, uma após a outra, para atravessar riachos que dificultavam sua locomoção. Foi assim que surgiu a primeira ponte. Desde o princípio da civilização, as pessoas vêm construindo pontes, tentando transpor abismos e obstáculos, para assim se aproximarem uns dos outros.
Ponte de madeira, de pedra, de tijolos, de cimento, de ferro e aço. Pontes extensas como a Rio-Niterói a Golden Gate em São Francisco (EUA). Pontes reais como essas que aproximam pessoas.
Tanto as pontes quanto os muros existem em toda parte. Construir um ou outro depende do propósito que temos em mente.
No relacionamento conjugal erguemos muros para excluir nossos cônjuges da nossa intimidade e pontes para trazê-los para mais perto de nós.
A ponte mais importante do casamento é a comunicação. Marido e esposa têm vida própria, responsabilidades e afazeres diferenciados e diversos em seu dia-a-dia. Seu cotidiano não é idêntico. Sendo assim, é necessário que haja uma ponte que os una. Ela é a comunicação. As pedras utilizadas pelos homens primitivos para atravessar riachos, neste contexto são as palavras. Não importa qual o obstáculo que está interferindo no sucesso de seu relacionamento conjugal. A ponte da comunicação pode transpô-lo.
Quando um dos cônjuges não está disposto a ouvir o outro e aceitar o fato incontestável de que ele também está errado e que parte da culpa lhe pertence, um muro se ergue entre o casal e dificilmente será derrubado para em seu lugar erguer-se uma ponte.
Apenas a intervenção poderosa do Senhor pode transformar genuinamente qualquer situação e derrubar qualquer obstáculo.





0 comentários:

Postar um comentário