segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR 
( do livro as cinco linguagens do amor)

Você já parou para pensar como muitos casais se separam tão rapidamente? Eu penso que uma das razões, seja a falta de interesse em agradar um ao outro. Pois, cada um busca satisfação própria sem se preocupar com o sentimento do outro.
A pessoa que entra no casamento em busca de satisfação própria, não demora a se separar. Pois, com pouco tempo de casado ele sentirá um vazio, e buscará novamente satisfação em outra pessoa. E isso vai acontecer muitas vezes na vida dessa pessoa, até que ela entenda que ninguém tem satisfação plena.
Uma pesquisa feita nos Estados unidos mostra que 40% do primeiro casamento, 60% do segundo casamento e 75% do terceiro casamento terminam em divórcio. Pelo que se pode ver a chance de serem felizes no segundo e no terceiro casamento não é atingida. 
DEVEMOS ESTAR DISPOSTO A APRENDER A PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR DE NOSSO Cônjuge SE QUISERMOS COMUNICAR O AMOR DE UMA FORMA EFICIENTE.
No âmago da existência do ser humano encontra-se o desejo de intimidade e de ser amado. O casamento foi idealizado para suprir essas necessidades.
Compreender as cinco linguagens do amor e aprender a falar a primeira linguagem de amor de seu cônjuge pode alterar completamente o comportamento dele. As pessoas relacionam-se de forma diferente quando seu “Tanque do Amor” está cheio.



PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR: palavra de afirmação
Mark Twain disse: “Um bom elogio pode me manter vivo durante dois meses”.  
Uma forma de expressar o amor emocional é utilizar palavras que edificam. Salomão, um dos escritores da Bíblia, escreveu: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra”.
Elogios e palavras de admiração são poderosos comunicadores do amor. São os melhores comunicadores em forma de expressão direta e simples, como: “Você ficou muito elegante neste terno!”, “Você ficou ótima com este vestido!”. O objetivo do amor não é você conseguir algo que deseja, mas fazer alguma coisa pelo bem-estar de quem você ama. No entanto, sabe-se que, quando recebemos elogios ficamos mais dispostos a retribuir a gentileza. 
Elogios é uma entre as muitas formas de expressar palavras de afirmação ao cônjuge.
Outra forma são as palavras encorajadoras. Encorajar significa “inspirar coragem”.
O encorajamento exige empatia que nos leva a enxergar o mundo sob a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.


SEGUNDA LINGUAGEM DO AMOR: Tempo de qualidade
Tempo de qualidade é você dedicar a seu cônjuge sua inteira atenção, sem a dividir. Sair com seu cônjuge; ficar a sós para conversar etc.
Dedicar tempo de qualidade significa fazer coisas juntos e conceder atenção total a quem está conosco. 
A pessoa que tem a linguagem de amor tempo de qualidade se sente muito insegura em relação ao amor de seu cônjuge, se esse não lhe der atenção.
O cônjuge que tem a linguagem do amor Tempo de Qualidade precisa:
Ø  Estar sempre juntos;
Ø  De conversa de qualidade;
Ø  Atividades de qualidade;


TERCEIRA LINGUAGEM DO AMOR: Presentes
Um presente é algo que você pode segurar nas mãos e dizer: “Ele pensou em mim!”, ou “Ela se lembrou de mim!”. Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objetivo em si é um símbolo desse pensamento. Não importa se foi caro ou barato, o importante é que ele seja a prova desse desejo.
O presente é um símbolo visual do amor. Na maioria das cerimônias de casamento os noivos dão e recebem alianças. A pessoa que realiza a cerimônia diz: “Estas alianças são o sinal visível dos elos espirituais que unem estes dois corações em um amor que nunca terminará”. Os símbolos possuem valores emocionais.
SE A PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR DE SEU CÔNJUGE FOR PRESENTES, VOCÊ PODE SER ESPECIALISTA NESSA ÁREA. NA VERDADE, ESSA É UMA DAS LINGUAGENS MAIS SIMPLES DE APRENDER. Você investirá em seu relacionamento e encherá o “Tanque do Amor” emocional de seu cônjuge. Com o “tanque cheio”, ele corresponderá a seu amor emocional em uma linguagem que você por certo entenderá. Quando as necessidades emocionais de ambos são supridas, o casamento toma uma dimensão totalmente nova. Não se preocupe com seus investimentos. Você sempre será econômico, mas investir no amor de seu cônjuge será como comprar a ação mais valiosa da bolsa de valores.
Lembre-se sua presença em tempo de crise é o maior presente que se pode dar ao cônjuge se a primeira linguagem o amor dele for presente.

QUARTA LINGUAGEM DO AMOR: Atos de serviço
A linguagem do amor atos de serviço é você fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. È procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor por diversas formas de “atos de serviço”. 
Essas formas podem ser as mais variáveis possíveis, como preparar uma boa refeição, pôr uma mesa bem arrumada, lavar a louça, passar o aspirador, arrumar a cômoda, etc.


QUINTA LINGUAGEM DO AMOR: Toque físico
Há muito se sabe que o toque físico é uma forma de se comunicar o amor emocional. O toque físico é também um poderoso veículo de comunicação para transmitir o amor conjugal. Andar de mãos dadas, beijar, abraçar e manter relações sexuais são formas de comunicar o amor emocional de seu cônjuge.
O toque físico pode iniciar ou terminar um relacionamento. Pode comunicar ódio ou amor. A pessoa cuja linguagem do amor é toque físico receberá uma mensagem que vai muito além das palavras “Eu odeio você” ou “Eu amo você”. 
Um tapa na cara da pessoa que tem o Toque Físico como primeira linguagem do amor será devastador.
 Um abraço afetuoso comunica amor ao cônjuge que tem o Toque Físico de forma mais intensa e ele se sente amado e seguro.

Ao descobrir que a primeira linguagem do amor de seu cônjuge é Toque Físico, sua única limitação é a própria imaginação quanto às formas de expressar amor. Descobrir novas formas e lugares de toque pode ser um excitante desafio.


0 comentários:

Postar um comentário